- Área: 633 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:David Ross
-
Fabricantes: Hansgrohe, Invicta, Smeg, Spazio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência desenhada para a família Jonker encontra-se em um campo de golf, ao leste de Pretória, África do Sul. Construída em um dos últimos terrenos disponíveis em uma parte estabelecida do campo, a obra encontra-se junto a um cinturão verde que rodeia o lugar, mas está separada dele por uma rua. O terreno, de forma estranha, tinha uma vegetação específica (accacia karroo) próxima da rua. Essa característica natural foi mantida e ditou a localização das edificações; não somente foi utilizada para criar uma barreira de privacidade entre a casa e a rua, mas também para desenhar a paisagem natural frente a rua dentro do terreno.
Os proprietários queriam um lar minimalista que proporcionasse áreas funcionais separadas para as atividades dos membros da família. O programa se divide nas diferentes áreas da casa principal, a garagem/edificação de serviço e o anexo. A residência principal contem os espaços da família e dormitórios enquanto o anexo é um espaço de escritório no térreo e um dormitório para hóspedes no primeiro pavimento.
Esse anexo, com suas funções independentes, se situa mais próximo da rua, em meio ao bosque de árvores, deixando a maior e mais privada localização no terreno para a residência principal. O lote é acessado pelo lado sul e se desenvolve para além da fachada gráfica linear do volume da garagem / serviço em direção a uma plantação de árvores e o pátio de entrada da casa principal.
Desde o exterior, uma passarela de concreto define a rota de entrada com a piscina no lado norte, utilizando-a como ponto visual na procissão de entrada. Uma laje de concreto em balanço da garagem / edificação de serviço proporciona proteção, reduzindo a escala e ajudando uma transição cômoda entre exterior e interior. A residência principal consta de três volumes e é acessada através do primeiro, aberto e transparente, que abriga os espaços de estar e de entretenimento. Sua configuração de planta livre permite uma maior interação enquanto a altura variável do teto define as funções separadas. A fachada norte, que consta de portas de correr com vários painéis, permite diferentes graus de interação física com o jardim e com os espaços exteriores.
O segundo volume mais sólido é colocado ortogonalmente a oeste dos espaços habitáveis. Este defende e define o espaço vital, o pátio de entrada sul e o espaço ao ar livre ao norte. Esta área mais privativa abriga o dormitório principal e o da filha mais jovem, concebido como um espaço retirado que é mais intimamente escalonado.
O terceiro volume no nível do primeiro pavimento está destinado às crianças maiores e contem seus dormitórios e uma grande sala de jogos/ estar, conectando-se espacialmente com o térreo através do pé-direito duplo - que atua também como eixo de iluminação. A luz natural e a privacidade são controladas nas fachadas norte e sul e por meio de persianas feitas em madeira.
O jardim norte foi desenhado como uma série de espaços funcionais e detalhados inseridos em uma paisagem natural de árvores nativas.